Bem vindo(a):

"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!

Sequoia, O SuperComputador













Tu achas o teu computador rápido?

Então precisas conhecer o Sequoia


Devido ao seu tamanho de 318 metros quadrados de área, ele até nos faz lembrar os primeiros computadores da época de 1940 e 1950, porém essa aparência fica apenas no tamanho. Seu poder de processamento é de 20 petaflops.*















Para que se tenha uma noção do que isso siguinifica, ele é 20 vezes mais rápido que a mais poderosa máquina hoje em funcionamento, o seu antecessor Roadrunner, que foi o primeiro a ultrapassar a barreira de 1 petaflop.

Sua estrutura de processamento é formada por 1 milhão e 600 mil núcleos com a tecnologia de 45 nanômetros e conta com uma quantidade de memória de 1,6 pentabytes

Após ficar pronto ele terá a capacidade de, além de outras coisas, realizar a previsão do tempo de forma 40 vezes mais precisa e as chances de prever terremotos aumentarão em 50 vezes.

De acordo com a IBM, o supercomputador será entregue ao Departamento de Energia dos Estados Unidos e será utilizado pelo Laboratório Nacional Lawrence, em Livermore (Califórnia), devendo entrar em operação em 2011.



* PETA: termo que designa quatrilhões;

FLOP: refere-se a operações de ponto flutuante por segundo.

PONTO FLUTUANTE: método de representação de números reais adotado pelos "computadores", onde primeiro é definido o sinal do número (que pode ser positivo ou negativo), depois é definido o sinal do expoente (que também pode ser positivo ou negativo). O expoente indica a potencia em que o número é multiplicado para formar o número real. A seguir é definido o expoente propriamente dito e por final é definido os números mais significativo ou seja os números mais à esquerda.


Fontes:

http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=7427

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/03022009-0.shl

http://www.marketing.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=532:ibm-desenvolve-computador-mais-rapido-do-mundo&catid=43:midias-digitais&Itemid=106

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog!

 
©2009 Infohardware - Ctrl+D e adicione aos seus favoritos! | by TNB
BlogBlogs.Com.Br