Bem vindo(a):

"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!

ESTAREMOS PUBLICANDO AQUI UMA PEQUENA INTRODUÇÃO PARA MELHORAR SEU ENTENDIMENTO SOBRE SEU PC E SOBRE OS COMPONENTES DO MESMO. ESPERAMOS QUE ABSORVÃO BASTANTE CONHECIMENTO SOBRE A ÁREA.

O computador é um equipamento eletrônico utilizado para manipular informações dos mais variados tipos, como textos, fotos, desenhos, planilhas de cálculos, musicas, vídeos, etc.

PRINCIPAIS TIPOS DE COMPUTADORES:

· Mainframe (lê-se mais ou menos assim: meinfrêimi): computador de grande porte, normalmente utilizado para gerenciar grande quantidade de fluxo de dados.
· Microcomputador: é o equipamento que todos nós conhecemos e com que estamos acostumados a lidar.
· Handheld (computador de mão): são computadores minúsculos, normalmente do tamanho de uma agenda eletrônica. Possuem um funcionamento semelhante ao de um microcomputador, mas com menos capacidade de processamento. Os chamados palmtops e pocket PC estão incluídos nesta classificação.

Conhecendo microcomputadores:
O microcomputador está presente em vários momentos de nossa vida e muitas pessoas não vivem mais sem essa utilíssima ferramenta de trabalho. Esteticamente podemos dividir os microcomputadores em dois tipos: os desktops (computadores de mesa os mais comuns) e o laptop (computadores portáteis, também conhecidos como notebooks). Ultimamente foi lançado um novo tipo de computador, são os netbooks (similares aos notebooks só que, reduzido tamanho e poder de processamento).
Em matéria de processamento e funcionalidade os dois primeiros e principais citados são equivalentes (é claro que há diferenças entre modelos, fabricantes e configurações), ou seja, realizam os mesmos tipos de operações.

Como funciona o computador?
Há muitos processos envolvidos na manipulação de informação por parte de e um computador, para explicar melhor vamos por partes e a medida da evolução do assunto deixaremos a análise de funcionamento mais complexa.

Entrada de dados: acontece em componentes responsáveis pela inserção de informações no computador, tais como o teclado, o mouse, o scanner, entre outros. Depois de inserido o dado, ele é enviado à CPU do computador.

CPU- Unidade central de processamento: é simplesmente o¨ centro nervoso¨ do computador. Todas as informações que entram e que saem do micro passam por ela. Na arquitetura atual dos computadores, a CPU é o componente mais importante: todos os dispositivos do computador estão ligados a ela. Ao processo que ocorre dentro da CPU, damos o nome de processamento da informação.
Atualmente, as CPUs são fabricadas comercializadas dispostas em um único dispositivo chamado de microprocessador. O microprocessador( ou simplesmente processador) é tido com o ¨cérebro¨do computador.
Depois de processado no interior do processador, o dado é armazenado (guardado) para poder ser exibido para o usuário (ou seja, poder sair).

MEMÓRIA: é todo o local no seu computador onde é possível armazenar dados. Um computador possui diversos tipos de memórias, desde permanentes até aquela que não durão muito tempo, cada qual com sua função definida.

SAÍDA DE DADOS: depois de inserida, processada e devidamente armazenada, nossa informação está pronta para ser apresentada ao usuário através de algum dispositivo de saída (que normalmente é o monitor).

Vejamos agora um resumo simplificado dos passos que fazem parte de um processo de utilização de um computador.
1. Entrada do dado (exemplo: pelo teclado) que segue para a CPU;
2. Dentro da CPU, o dado é processado (que seria, mais ou menos, compreender o que o dado significa);
3. Depois de ser processado na CPU, esse novo dado, já devidamente entendido e contextualizado, é armazenado na memória do computador;
4. Depois de armazenado, o dado é apresentado ao usuário através de algum dispositivo de saída de dados (como o monitor ou impressora).


Observe a figura abaixo. A partir dela mostraremos um esquema simples de ser compreendido:


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog!

 
©2009 Infohardware - Ctrl+D e adicione aos seus favoritos! | by TNB
BlogBlogs.Com.Br