Bem vindo(a):

"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!

Laptop barato: vale a pena?

Se você quer comprar seu primeiro notebook, mas não quer gastar muito, a primeira pergunta a ser feita é para que você vai usar o laptop. Ter claras quais são as finalidades e o uso principal do aparelho fazem a diferença para evitar que você seja surpreendido pouco tempo após a compra.

Os preços de computadores portáteis caíram consideravelmente nos últimos anos. O aumento da produção de aparelhos em território nacional e incentivos fiscais fizeram que o mercado brasileiro ganhasse uma grande variedade de opções para o consumidor que não pensa em fazer um grande investimento. É possível comprar um laptop com especificações básicas com cerca de R$1,5 mil, que pode ser dividido em prestações de até dez vezes.


Para quem pode servir?

A opção barata pode ser uma boa para aqueles que querem usar as funções básicas em um computador e que valorizam a mobilidade propiciada por um portátil - quem viaja demais, executivos que fazem apresentações, estudantes, entre diversos outros exemplos.
Para usar um programa do pacote básico do Microsoft Office ? como o Word, o PowerPoint e o Excel ? e navegar na Internet, basta ter um laptop com memória RAM de 256 MB e disco rígido de 40 GB, configuração comum entre as máquinas mais baratas.

Se a prioridade for mobilidade, vale atentar para o detalhe do peso do notebook e tamanho da tela do aparelho. Telas muito grandes, com mais de 17 polegadas, e máquinas que pesam mais que três quilos dificultam o transporte.

Para navegar na Internet, digitação de textos e uso de planilhas, um laptop básico é suficiente. Mas para quem se interessa em programas de edição gráfica de imagens ou de vídeo, por exemplo, essas máquinas não são uma boa opção.(Causaram muita dor de cabeça no futuro!)

César Aymoré, diretor de marketing da Positivo, declarou que a política da empresa visa "entender o consumidor brasileiro e oferecer uma máquina com preço acessível". O foco da fabricante - que vendeu mais de 80 mil aparelhos no primeiro semestre de 2007, crescimento de 737% em comparação ao mesmo período do ano passado - é o consumidor de classe média que já possui um computador desktop e que pretende adquirir uma segunda máquina, no caso, um notebook.

Em contrapartida, a HP acredita que o consumidor que busca uma segunda máquina preza por qualidade e sistemas mais sofisticados. Juan Jimenez, vice-presidente do Grupo de Computação Pessoal da HP Brasil, declarou recentemente que a empresa não pretende entrar na guerra de preços de notebooks - mesmo sendo 40% da produção nacional composta por laptops.

Atento para os detalhes

Verificar as especificações da máquina antes de começar as pagar as prestações é crucial para evitar frustrações futuras. O usuário que adquirir um laptop com memória RAM de 256 MB perceberá rapidamente que o processamento das informações será lento. Uma alternativa para driblar esse problema é adicionar mais memória à máquina, mas é preciso verificar qual é a capacidade máxima que o laptop suporta. Por exemplo, o Positivo Móbile V52, com preço sugerido de R$ 1,7 mil, vem com memória RAM de 512 MB expansível até 1 GB. Para evitar confusões, busque sempre informações detalhadas do produto na site do fabricante.

Já para aqueles que baixam músicas, vídeos ou jogos da Internet com freqüência, é preciso atentar para a capacidade de armazenamento - ou memória - da máquina. Nesses casos, quanto maior for o HD (sigla em inglês para disco-rígido), melhor. Máquinas com preços populares costumam ter memória consideravelmente pequenas, com cerca de 40 GB, que poderá ser rapidamente consumida se o usuário armazenar um grande número de arquivos pesados.

Uma solução para isso é a utilização de um HD externo, que pode ser usado para armazenar arquivos grandes e conectado ao laptop por um cabo USB, por exemplo ? entretanto, essa opção é inviável para aqueles que prezam pela mobilidade, já que é uma peça a mais a ser carregada, acompanhada de mais fios e peso. Wi-Fi embutido é um detalhe importante que não pode ser esquecido. Afinal, de que vale ter um computador portátil e não poder se conectar à Internet sem fios?

Frustração em curto prazo

Quem pretende explorar a máquina para baixar jogos e explorar programas de edição de vídeos tende a se frustrar facilmente e se arrepender da compra pouco tempo após a aquisição.

Para que programas desse tipo sejam bem aproveitados, é indicado que a máquina tenha memória interna de pelo menos 512 MB - o que torna o preço dos laptops um pouco mais alto. Um bom processador, co cerca de 2GHz e disco rígido de pelo menos 120 GB também são características bem indicadas.

"Muitos usuários só percebem a falta de memória e baixa velocidade de processamento depois que adquirem um laptop de baixo preço. "

Portanto fique de olho e não se deixe enganar por propagandas enganosas, pesquise bem antes de comprar seu equipamento, esta é a dica.


Fonte: http://guia.mercadolivre.com.br

5 comentários:

Anônimo disse...

Nice pages!
we like your blogging style and we want to advice your blog.
If you want us to link your blog in our site,
put us in your blogroll and

1.send us your site/blog address;
2.send us a representative image of your blog (if you have one);
3.send us a detailed description of your site.

we would be honored to advice your blog on our blog and give you some
tips to empower your site!

keep on with your great work!


check the url below and know how to be supported.
ilinkyoursite staff
"I link your site"

UnluckyMan disse...

Não deve-se esquecer que "montar seu próprio PC ou notebook" 90% das vezes vale + a pena, mas para isso você tem que pesquisar quais peças você prentende usar(vai depender da sua necessidade) acaba muitas vezes saindo em conta... mas é sempre bom ter um conhecimento da peças e qual será o uso da máquina.

Exemplo:
Videos,Musicas e Jogos

Necessita-se de um HD 80~250gb

Processador vai depender de que tipo de jogo irá executar e que video(normalmente um com 2 cores) com clocks(seria os ghz ou mhz) entre 1.6 a 2.5ghz é a melhor escolha) porém se for para algo + pesado recomenda-se um com + clocks ou com + cores(núcleos,"ex: dual core, 2 núcleos").

Placa de vídeo seria crucial. Normalmente se for para uso básico pode ser até uma com Suporte AGP ou até mesmo procurar uma placa-mãe com video integrado(onboard). Agora se você pretende rodar coisas + pesadas,teriam que ser PCI Ex(1.0 ou 2.0) Série 7~9 da Nvídia ou placas de Ponta da Ati Radeon seriam uma ótima escolha(dependendo do que você precisa.

Memória recomenda-se ter 1gb, porque? simples... com essa memória se você utilizar Windows XP rodará ele muito bem e com todas suas funções e bem velozmente. Agora se você busca algo + pesado... 2gb seria uma boa no XP(XP só lê 3 gb, o 32bits, normalmente é o que todos utilizam,pois o 64 tem poucos SP's e não existe em Português), porém no vista 2 a 4gb, pois ele consome um pouco + de memória,caso o usuário não tenha muita experiência e tambem seus recursos adicionais.

Uma conexão Wireless.Isso é muito importante, pois se você for utilizar para copiar dados de outras máquinas seria bom ter uma taxa de transferência alta, agora se for para uso somente de "internet" um básico seria suficiente.

O resto seria adicional,como leitores de cartão,encaixes extras USB's e por aí vai...

Thiago Emanuel disse...

Como sempre o Hugo dando sua boa contribução no blog, vlwz aew Hugo ta de parabens pelos comentarios é sempre bom este tipo de visita.

VLwz.

Anônimo disse...

0o

opa.. queria dar uma sugestão, apesar da teoria do texto ser boa, percebe-se que o texto é antigo (256 de ram ? placa de video AGP ? )

compilem textos mias novos =]

Adriana disse...

Thiago gostei muito do seu blog.Saiba que este será o início de grandes projetos que vc irá desenvolver.Dedicação e persistência são palavras chaves de um vencedor.Estude e continue está aberto ao novo.Se aprofunde na sua área pra descobir e tirar dela o melhor.
Colega desejo êxito na sua vida acadêmica.

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog!

 
©2009 Infohardware - Ctrl+D e adicione aos seus favoritos! | by TNB
BlogBlogs.Com.Br