Bem vindo(a):

"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!

Computador a 100 dólares, um sonho que será realidade em breve...



Os países em desenvolvimento poderão realizar muito em breve seu sonho de ter computadores baratos graças ao Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), que apresentou um laptop no valor de 100 dólares durante a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (SMSI), na Tunísia.

O projeto visa dotar cada criança e, em particular, nos países pobres, de um laptop para facilitar a elas o acesso à educação e à comunicação.

Batizada de "máquina verde" por causa de sua cor, o computador não é maior do que um livro, está dotado de um microcomputador de 500 megahertz e pode ser alimentado por corrente elétrica ou acionado por uma pequena manivela amarela na parte direita do teclado.

Segundo uns dos fundadores do projeto o computador tem o formato de 'e-book', e acrescentou dizendo que um minuto de manivela poderá alimentar o computador durante quase 30 minutos, mas na transmissão ainda sabemos quanto tempo exatamente. (Agradecemos o compromisso com o meio ambiente! =) )


Tecnologicamente o projeto é bastante interessante. Primeiro porque ele é integralmente em software livre e prefere o código aberto. Tanto que a Apple ofereceu seu sistema operacional gratuitamente para o laptop e a oferta foi rejeitada por justamente não ser código aberto. O processador seria um AMD 500mHz, memória flash de 1GB, porta USB e Wi-Fi.


O grande impasse é: É preciso fazer com que os equipamentos cheguem a seu destino, sejam instalados e conectados à internet e recebam assistência técnica. Também é de imaginar que uma porcentagem quebrará e outro tanto será furtado. Esses laptops terão de ser repostos -- mas seria uma reposição de 3% ou 30% ao ano? Não se sabe. "Estamos com muitas variáveis em aberto", diz Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência e principal responsável pelo UCA. "Precisamos ter prudência. É um projeto que está na fronteira tecnológica e pedagógica, que nunca foi testado em lugar nenhum."

Outro risco nada desprezível é o uso político da iniciativa. Afinal, esse é um daqueles projetos que já nascem com a foto pronta -- o prefeito ou o governador entregando as máquinas para as criancinhas pobres. A princípio, as secretarias de Educação devem cadastrar as escolas interessadas, que precisarão atender a certos pré-requisitos para então receber os equipamentos. Mas haverá laptops para todos? Se esses pontos não forem equacionados, o projeto pode se tornar apenas uma peça de propaganda política e um tremendo desperdício de dinheiro público -- além de um vexame para o país, já que o mundo todo estará olhando.


3 comentários:

Unknown disse...

Muito legal esse texto..
Passado todos os pontos do assunto, o acesso das pessoas, o meio ambiente e tb a questã política, foi feita uma boa análise da causa!!
Muito bom mesmo!!!

Anônimo disse...

maneiro

Monica disse...

Muito legal essa mensagem de motivação, aliás muito legal tudo, gostei muito.
Parabéns a todos.

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog!

 
©2009 Infohardware - Ctrl+D e adicione aos seus favoritos! | by TNB
BlogBlogs.Com.Br