Bem vindo(a):

"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!

Processadores: Entendendo sobre Soquetes e Pinagens!

Introdução

Continuando o assunto abordado no ultimo post de Jorge (Sobre Como os Processadores são Fabricados), apresento agora os modelos de processadores e suas respectivas pinagens(para melhor analise de qual tipo de Placa Mãe ele pode ser Compatível, Lembrando que: A melhor solução para essa analise é buscar no site do fabricante da Placa Mãe suas respectivas compatibilidades.).


A partir do 486 os processadores passaram a ser soquetados em vez de soldados a Placa Mãe.






Exemplo de processador soldado a Placa Mãe(Abaixo) e Soquetado(Acima).






Desde então tanto a Intel quanto a AMD tem criado uma serie de soquetes e slots para seus processadores.
Até a época do 386 quase todos os processadores eram soldados a Placa Mãe. Havia processadores 386 da Intel que eram soqueteados, mas a troca de processador era um procedimento raríssimo entre usuários e mesmo entre técnicos. Dessa forma, se alguém quisesse trocar de processador seria necessária uma NOVA Placa Mãe.

Essa história mudou com o lançamento do processador 486 e do uso do soquete ZIF(Zero Insertion Force), também conhecido como LIF(Low Insertion Force), que possui uma alavanca que instala e remove o processador do soquete, sem a necessidade do usuário ou do técnico fazer pressão sobre o processador, diminuindo bastante as chances de se quebrar ou entortar pinos na hora da instalação ou remoção de um processador. O uso de um mesmo padrão de pinagem por mais de um processador permitiu que o usuário ou técnico instalasse modelos diferentes de processadores em uma mesma Placa Mãe simplesmente tirando o processador antigo e colocando um novo. Mas lembrando que para isso a Placa Mãe teria que ser compatível com o processador e deveria ser configurada apropriadamente.

O soquete criado para o primeiro processador 486 não era do tipo ZIF e não permitia a troca do processador por outro modelo. Apesar de não ter um nome oficial, vamos chamá-lo de soquete 0. A Intel em seguida lançou o soquete 1, que possuía a mesma pinagem do soquete o com a adição de um pino de orientação(key) mais adotava a padrão ZIF permitindo, assim, a instalação de vários tipos de processadores. Outros padrões de soquetes foram lançados depois do soquete 1 para processadores da família 486 - soquete 2, soquete 3 e soquete 6 - apenas com o intuito de ampliar a quantidade de processadores compatíveis com o soquete. Assim, o soquete 2 aceita os mesmos processadores aceitos pelo soquete 1 e mais alguns e assim por diante. O soquete 6 apesar de ter sido projetado nunca foi usado. Dessa forma, normalmente chamamos o padrão de pinagem de processadores da família 486 de "soquete 3". Essa possibilidade de um mesmo soquete poder ser usado por processadores diferentes a Intel deu p nome de "overdrive". A Intel também usou este nome para designar um processador que possua a pinagem de outro, para permitir a sua instalação em uma Placa Mãe mais antiga.

OS primeiros processadores Pentium(60MHz e 66MHz) usavam um padrão e pinagem chamado soquete 4, que era alimentado com 5V. Os processadores Pentium a partir de 75MHz eram alimentados com 3,3V e, com isso, necessitavam de um outro soquete, chamado soquete 5, sendo incompatível com o soquete 4(um Pentium-60 não poderia ser instalado no soquete 5 assim como um Pentium-110 não poderia ser instalado no soquete 4, por exemplo). O soquete 7 foi lançado com a mesma pinagem do soquete 5 porém usando um pino adicional de orientação(key), aceitando os processadores soquete 5 e novos processadores, em particular os produzidos por empresas concorrentes(a real diferença entre o soquete 5 e o soquete 7 era que enquanto o soquete 5 trabalhava sempre a 3,3V, o soquete 7 poderia operar com outras tensões de alimentação, permitindo a instalação de processadores alimentados com 3,5V ou 2,8V, por exemplo). O soquete Super 7 é um soquete 7 capaz de operar a 100 MHz, usado por processadores da AMD. Normalmente chamamos o padrão de pinagem do Pentium clássico e de processadores compatíveis de "soquete 7".

Como podemos ver, o esquema de soquetes e pinagens desses primeiros processadores era um pouco confuso, pois o mesmo processador poderia ser instalado em mais de um tipo de soquete. Um 486DX-33 poderia ser instalado nos soquetes 0, 1, 2, 3 e, caso ele tivesse sido lançado, 6.

Para os processadores seguintes, os fabricantes usaram um esquema mais simples, onde cada processador só pode ser instalado em um único tipo de soquete.

As imagens abaixo, seguem com todos os tipos de soquetes criados pela Intel e pela AMD desde o 486 e exemplos de processadores compatíveis com eles:





Soquetes e Pinos 1









Soquetes e Pinos 2










Soquetes e Pinos 3









Soquetes e Pinos 4




Espero ter ajudado, abraço!.


4 comentários:

Edson Poderoso disse...

O título está um tanto ambiguo, pois ao falar de tipos de processadores pode aparentar que sua intenção era falar sobre os paradigmas como CISC ou RISC, ou arquitetura como x86 e x64 ou até função como CPU e GPU.
No entanto o tema real é a pinagem / empacotamento / socket / slot de processadores x86/x64.

Kevin Filipe disse...

VLW pelo comentário Edson. Realmente a titulo estava ambiguo, eu já estava pensando em altera-lo. Espero que dessa vez esteja correto. Vlw pela dica!.

Anônimo disse...

a ideia é otima gostei muito,mas onde estão os novos soquetes da intel e amd.

Fabio disse...

abre o seu pc e vê rsrsrsrsrs

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog!

 
©2009 Infohardware - Ctrl+D e adicione aos seus favoritos! | by TNB
BlogBlogs.Com.Br