Bem vindo(a):

"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!

HD SSD












Os atuais HDs (Discos Rígidos) funcionam através de sistemas mecânicos, tornando o seu rendimento um gargalo para a performance do sistema, isso porque os sistemas mecânicos são mais suscetíveis a falhas e consomen uma maior quantidade de energia. Recentemente está se investindo muito nos Discos de Estado Sólido (SSD – Solid-State Driver), que nada mais são que “HDs” que utilizam chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos, para que estes substituam os HDs 'mecânicos'.

Diferente da memória RAM, a memória flash permite armazenar dados por longo período de tempo sem precisar de alimentação elétrica. Devido a este fator, este tipo de memória tornou-se rapidamente a tecnologia mais utilizada em cartões de memória, pen-drives, cartões para câmeras fotográficas, dentre outros.


Existem 2 tipos de memória flash, a flash NOR (chegou ao mercado em 1988) e a flash NAND (atualmente mais utilizada que a NOR).

A memória NOR foi a primeira memória Flash a se popularizar, sendo utilizada para armazenar a BIOS da placa-mãe e firmwares em dispositivos diversos. O problema com este tipo de memória é que, embora as leituras sejam rápidas, o tempo de gravação das células é muito alto além de ser muito cara.

Entre os anos de 2004 e 2005 ocorreu o ‘boom’ da memória Flash, quando uma combinação do aumento da produção com a introdução da tecnologia MLC(mult-level cell) ocorreram.

MLC é a tecnologia onde cada célula armazena dois ou mais bits ao invés de apenas um. Isso é possível graças ao uso de tensões intermediárias de energia.

Embora as taxas de transferência da maioria dos modelos existentes seja compatível à de um HD modesto, os SSDs oferecem tempos de acesso menores, melhorando o desempenho e reduzindo o tempo de boot do sistema, isto devido ao fato de que os HDs 'mecânicos' precisam percorrer as trilhas no disco até o ponto onde se quer para fazer a leitura, enquanto no SSD isso não é necessário.

Além dos discos SSD consumirem menos energia, também são mais resistentes mecanicamente (por não possuírem partes móveis). Outras vantagens são: a ausência de ruído; redução na temperatura de funcionamento, dispensando assim ventoinhas extras; maior confiabilidade.

Por outro lado, ele ainda possui algumas desvantagens em relação ao seu concorrente, que são basicamente: capacidade de armazenamento ainda inferior aos atuais HDs; o preço por GB de armazenamento ainda é muito alto, tornando este um fator que dificulta a proliferação desta tecnologia.

Para poder assistir a uma comparação entre o HD 7200Rpm X SSD

http://www.youtube.com/watch?v=Dt6VbOY3xE0


REFERÊNCIAS:

http://www.aprendaefaca.net/2008/08/quais-as-vantagens-do-ssd-para-os-hds-tradicionais.html
http://www.cyberdeliabr.com/2008/09/02/informacoes-sobre-notebook-hdssd/
http://cms.nowdigital.com.br/IDGSITES/idgnow/computacao_corporativa/2009/01/14/conheca-o-ssd-e-saiba-se-e-hora-de-substituir-seu-disco-rigido
http://www.youtube.com/watch?v=Dt6VbOY3xE0
http://www.guiadohardware.net/termos/ssd
http://ubimidia.com/2008/02/12/hd-vs-ssd/
http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/hardware/ssd-hd
http://www.infowester.com/cartoesflash.php
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=227

2 comentários:

LiTsaliah disse...

Olá Galera!!!!

Gostei muito da apresentação de vcs! Consegui entender o nada que sabia sobre a parte interna do micro! risos...
Uma sugestão: Antes da passagem das peças(se é que são) seria interessante explicá-las. Pois algumas dessas "peças" eu nem sabia o que era, passava então para o colega do lado e mal olhava, a não ser duas das quais vcs disseram o que era. Tipo a memória...

Fica então a minha sugestão!

Ah! Outra observação: Quero parabenizar nosso colega Kevin pela apresentação prestada! Vc me surpreendeu garoto! Parabéns mesmo!!!

Até+++

Kevin Filipe disse...

Lívia, gostaria de agradecer pela sua sugestão, ela vai ser bem aceita. Obrigado tambem por prestar atenção em nossa apresentação, ficamos felizes em saber que ela serviu para melhorar seu conhecimento. E por fim, fico muito grato pelos elogios que fez a minha apresentação, espero ter conseguido passar o necessario. Muito Obrigado e desejo Boa Sorte a você e a seu grupo!. Abraço!.

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog!

 
©2009 Infohardware - Ctrl+D e adicione aos seus favoritos! | by TNB
BlogBlogs.Com.Br