Os atuais HDs (Discos Rígidos) funcionam através de sistemas mecânicos, tornando o seu rendimento um gargalo para a performance do sistema, isso porque os sistemas mecânicos são mais suscetíveis a falhas e consomen uma maior quantidade de energia. Recentemente está se investindo muito nos Discos de Estado Sólido (SSD – Solid-State Driver), que nada mais são que “HDs” que utilizam chips de memória Flash no lugar de discos magnéticos, para que estes substituam os HDs 'mecânicos'.
Diferente da memória RAM, a memória flash permite armazenar dados por longo período de tempo sem precisar de alimentação elétrica. Devido a este fator, este tipo de memória tornou-se rapidamente a tecnologia mais utilizada em cartões de memória, pen-drives, cartões para câmeras fotográficas, dentre outros.
Existem 2 tipos de memória flash, a flash NOR (chegou ao mercado em 1988) e a flash NAND (atualmente mais utilizada que a NOR).
A memória NOR foi a primeira memória Flash a se popularizar, sendo utilizada para armazenar a BIOS da placa-mãe e firmwares em dispositivos diversos. O problema com este tipo de memória é que, embora as leituras sejam rápidas, o tempo de gravação das células é muito alto além de ser muito cara.
Entre os anos de 2004 e 2005 ocorreu o ‘boom’ da memória Flash, quando uma combinação do aumento da produção com a introdução da tecnologia MLC(mult-level cell) ocorreram.
MLC é a tecnologia onde cada célula armazena dois ou mais bits ao invés de apenas um. Isso é possível graças ao uso de tensões intermediárias de energia.
Embora as taxas de transferência da maioria dos modelos existentes seja compatível à de um HD modesto, os SSDs oferecem tempos de acesso menores, melhorando o desempenho e reduzindo o tempo de boot do sistema, isto devido ao fato de que os HDs 'mecânicos' precisam percorrer as trilhas no disco até o ponto onde se quer para fazer a leitura, enquanto no SSD isso não é necessário.
Além dos discos SSD consumirem menos energia, também são mais resistentes mecanicamente (por não possuírem partes móveis). Outras vantagens são: a ausência de ruído; redução na temperatura de funcionamento, dispensando assim ventoinhas extras; maior confiabilidade.
Por outro lado, ele ainda possui algumas desvantagens em relação ao seu concorrente, que são basicamente: capacidade de armazenamento ainda inferior aos atuais HDs; o preço por GB de armazenamento ainda é muito alto, tornando este um fator que dificulta a proliferação desta tecnologia.
Para poder assistir a uma comparação entre o HD 7200Rpm X SSD
http://www.youtube.com/watch?v=Dt6VbOY3xE0
REFERÊNCIAS:
http://www.aprendaefaca.net/2008/08/quais-as-vantagens-do-ssd-para-os-hds-tradicionais.html
http://www.cyberdeliabr.com/2008/09/02/informacoes-sobre-notebook-hdssd/
http://cms.nowdigital.com.br/IDGSITES/idgnow/computacao_corporativa/2009/01/14/conheca-o-ssd-e-saiba-se-e-hora-de-substituir-seu-disco-rigido
http://www.youtube.com/watch?v=Dt6VbOY3xE0
http://www.guiadohardware.net/termos/ssd
http://ubimidia.com/2008/02/12/hd-vs-ssd/
http://meiobit.pop.com.br/meio-bit/hardware/ssd-hd
http://www.infowester.com/cartoesflash.php
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia_especial.php?id_secao=17&id_conteudo=227
Bem vindo(a):
"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!
HD SSD
Postado por
Ernane
|
|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá Galera!!!!
Gostei muito da apresentação de vcs! Consegui entender o nada que sabia sobre a parte interna do micro! risos...
Uma sugestão: Antes da passagem das peças(se é que são) seria interessante explicá-las. Pois algumas dessas "peças" eu nem sabia o que era, passava então para o colega do lado e mal olhava, a não ser duas das quais vcs disseram o que era. Tipo a memória...
Fica então a minha sugestão!
Ah! Outra observação: Quero parabenizar nosso colega Kevin pela apresentação prestada! Vc me surpreendeu garoto! Parabéns mesmo!!!
Até+++
Lívia, gostaria de agradecer pela sua sugestão, ela vai ser bem aceita. Obrigado tambem por prestar atenção em nossa apresentação, ficamos felizes em saber que ela serviu para melhorar seu conhecimento. E por fim, fico muito grato pelos elogios que fez a minha apresentação, espero ter conseguido passar o necessario. Muito Obrigado e desejo Boa Sorte a você e a seu grupo!. Abraço!.
Postar um comentário
Obrigado por participar do nosso blog!