Bem vindo(a):

"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!

Anatel aprova regulamento que permite internet pela rede elétrica


São Paulo - Agência aprova regulamento que permitirá que empresas solicitem autorização para oferecerem acesso à internet usando rede elétrica.

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (02/04) o acesso à internet banda larga pela rede elétrica.

Com a publicação do regulamento, que deverá acontecer na próxima semana, empresas já podem solicitar à Anatel autorização para atuar com o sistema, afirma a conselheira Emília Ribeiro.

Segundo Ribeiro, as operadoras já em atividade terão um prazo para se ajustarem ao novo regulamento. Após a aprovação da Anatel, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fará uma consulta pública sobre o uso da tecnologia.

Em São Paulo, a AES Telecom, ligada à AES Eletropaulo, pretende oferecer banda larga pelo sistema, conhecido como Power Line Communications (PLC) a partir deste ano. Ainda não há estimativa de preços.

O que é a internet via rede elétrica e como ela funciona:

De 4 anos para cá, o Brasil vive um evolução silenciosa na implantação de novas tecnologias de conexão à Internet. A primeira delas foi o 3G, banda larga móvel que usa os sinais de celular para a transmissão de dados, seguida do WiMax, que apesar de já estar em processo de implantação, ainda não está disponível para o consumidor final. Enquanto isso não aco
A idéia não é nova. Em 2000 já se falava em BPL (sigla em inglês para “Banda larga por Linhas de Energia”) no Brasil e em várias partes do Mundo, mas os testes inicias acabaram não empolgando após se constatar que os sistemas de transmissão apresentavam bastante ruído e não “seguravam” a conectividade por grandes extensões, o que tornava quase inviável.

Contudo, com um apoio milionário da União Européia, os amigos do velho continente começaram a desenvolver o PLC (ou “Comunicação por Linha de Energia”), corrigindo os erros das perdas de sinal e aumentando as taxas de transferência de dados de 40Mbps para até 200Mbps (banda partilhada), centralizando o PLC em programas de Internet banda larga, ensino virtual, telefonia VoiP, telemedicina, iPTV, entre outros serviços inteligentes.


Para se ter uma idéia, na Espanha, uma companhia telefônica já usa o PLC para transmitir o sinal de sua TV via Web, que antes funcionava apenas por ADSL (banda larga por cabos telefônicos).

“Mas como isso funciona?”, você deve estar se perguntando. Simples: Da mesma forma que a ADSL, que emite os sinais de dados e de voz através da sua linha telefônica, o PLC disponibiliza os sinais elétricos e de dados pela rede pública de energia, sem que um interfira no outro. A diferença é que com a ADSL, um filtro é usado para permitir apenas o sinal de voz nos aparelhos telefônicos; já no PLC, um plug especial serve para receber apenas os sinais de dados e transferí-los para um modem/roteador.
ntece, outra tecnologia ganha cada vez mais destaque, a chamada “Internet via Rede Elétrica”.
A grande desvantagem do sistema é a interferência mútua que alguns aparelhos de radiofreqüência podem oferecer, prejudicando o sinal de ambos (Lembra o que acontece com a TV quando o liqüidificador é ligado?).


Como quase 100% das residências do Brasil já possuem acesso à rede elétrica, esse sistema é bem mais barato de ser implantado, tendo como única dificuldade preparar as redes para receber o sinal, o que deve ser superado com o tempo.

Na Grande São Paulo, a AES Eletropaulo já estuda a disponibilização do serviço para o próximo ano, após mais de 4 anos de testes. Em Curitiba, a Copel desenvolve um projeto piloto desde 2007. “Já compramos equipamentos em 8 de agosto por mais de 1 milhão de reais. A implementação vai levar 4 meses”, contou Orlando Cesar, consultor da companhia paranaense.


Fontes:
http://www.folhadeseupaulo.com/2008/10/o-que-internet-pela-rede-eltrica-e-como.html
http://idgnow.uol.com.br/telecom/2009/02/19/brasileiros-terao-banda-larga-via-rede-eletrica-ainda-em-2009-diz-anatel/
Leia mais: http://www.guiadohardware.net/artigos/internet-rede-eletrica/

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog!

 
©2009 Infohardware - Ctrl+D e adicione aos seus favoritos! | by TNB
BlogBlogs.Com.Br