Bem vindo(a):

"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!

Pesquisadores criam processador quântico

SÃO PAULO - Um grupo de pesquisadores da Universidade de Yale criou o primeiro processador quântico em estado sólido, avançando no projeto de construção de um computador quântico.

Os cientistas também usaram o chip ainda rudimentar para rodar algoritmos básicos, demonstrando pela primeira vez o processamento quântico de informações. A descoberta foi relatada na edição da revista Nature de 28 de junho.

Segundo Robert Schoelkopf, professor de física aplicada de Yale, o chip executa tarefas simples, já demonstradas com núcleos, átomos e fótons. A diferença é que o time conseguiu executar esses processos em um único dispositivo eletrônico, mais parecido com o processador que usamos hoje.

O grupo conseguiu fabricar dois qubits – ou bits quânticos –, que funcionam como dois átomos artificiais, ocupando dois estados de energia diferentes.

Esses estados de energia equivalem aos valores 1 e 0 dos bits tradicionais, mas por causa dos efeitos quânticos, um qubit pode valer 1 e 0 ao mesmo tempo – o que amplia dramaticamente a capacidade de processamento e armazenamento de informação.

Nos testes feitos anteriormente, os pesquisadores conseguiam criar qubits, mas eles duravam muito pouco tempo – cerca de um nanossegundo.

O grupo de Yale conseguiu aumentar a duração do estado quântico para um microssegundo, o que já é suficiente para a execução de alguns algoritmos simples.

O próximo desafio do grupo é aumentar ainda mais a estabilidade do chip e também aumentar o número de qubits na placa, para poder assim avançar para operações mais sofisticadas.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/pesquisadores-criam-processador-quantico-28062009-4.shl

Entendendo os computadores de 64 bits


Se você for comprar um novo computador, provavelmente vai se deparar com sistemas denominados “64 bits”. São computadores que executam edições de 64 bits do Windows Vista, em geral com 4GB de memória ou mais. Comparados aos sistemas de 32 bits, que suportam, no máximo, algo em torno de 3GB de memória, os computadores de 64 bits oferecem maior capacidade de resposta para quem executa muitos aplicativos ao mesmo tempo e costuma alternar entre um e outro com freqüência.

Os dois tipos de computadores são boas opções; a melhor escolha depende de suas necessidades específicas. Aqui você encontrará algumas informações e dicas de compra.

As edições de 64 bits do Windows Vista – disponíveis para todas as edições do Windows Vista, exceto Starter – fornecem desempenho, confiabilidade e segurança de primeira linha, proporcionando acesso à próxima geração de inovações em PC.


O que está acontecendo

Há pouco tempo, quase todos os computadores encontrados nos distribuidores locais eram de 32 bits. Os compradores de computadores de 64 bits eram, basicamente, pessoas apaixonadas por tecnologia ou que executavam softwares especializados que usavam as grandes quantidades de memória que um computador de 64 bits é capaz de suportar.

Nos últimos anos, a indústria de computadores aumentou gradualmente a produção dos computadores de 64 bits. Estamos trabalhamos com os parceiros do setor nessa transição para a computação de 64 bits, da mesma forma que fizemos no passado quando a indústria trocou os computadores de 16 bits para os de 32 bits com o Windows 95.

Essa mudança para a produção de computadores de 64 bits teve uma aceleração nos últimos tempos, e esse é o motivo pelo qual se tem visto mais desses computadores nas lojas. Uma razão para isso é a redução da diferença de custo entre um computador de 32 bits e um de 64 bits. Por exemplo, não há cobrança extra para as edições de 64 bits do Windows Vista, e o preço da memória, um dos maiores fatores de custo de um computador, foi reduzido substancialmente. Hoje em dia, a maioria dos fabricantes oferece computadores de 64 bits que não custam muito mais do que um computador de 32 bits.



O que isso significa para você?

Se você quer ter certeza de que seu computador poderá se beneficiar do aumento de memória e dos novos dispositivos e programas nos próximos anos, um computador de 64 bits é uma boa opção. Se você executa muitos programas ao mesmo tempo e alterna entre um e outro com freqüência, um computador de 64 bits pode proporcionar a você uma resposta mais contínua e instantânea. Além disso, quanto mais memória você tiver em seu computador, mais programas poderá executar de modo fácil e simultâneo. Se você executa apenas dois ou três programas ao mesmo tempo, um computador de 32 bits é uma boa opção.

Fica a dica...


Fonte: Microsoft

Confira 13 dicas para proteger o seu micro



Os criminosos do ciberespaço combinam códigos e estratégias para driblar os antivírus. Para se proteger, o usuário deve seguir algumas regrinhas.

Segundo o especialista em Segurança da informação Reinaldo de Medeiros, do Proderj, regras simples aumentam a segurança. Confira 13 delas.

1. Ignore os spams. Não compre nada anunciado por spams. Ao receber um e-mail do tipo, apague-o.

2. Nunca clique em links de mensagens que não solicitou, nem informe dados pessoais ou sigilosos.

3. Evite usar o perfil de administrador, que não tem limitações. Crie um perfil mais restrito.

4. Evite sistemas operacionais ultrapassados como Windows 95, 98 e Me.

5. Atualize o computador com os patchs (correções) do Windows Update.

6. Use somente programas de fabricantes confiáveis ou de código aberto.

7. Use um firewall, como o Zone Alarm, principalmente em notebooks e banda larga.

8. Proteja sua conexão Wi-Fi com senhas fortes, com letras, números e símbolos.

9. Remova os cookies e histórico de navegação de tempos em tempos.

10. Faça backups (cópias de segurança) periódicos.

11. Só compartilhe pastas e arquivos se necessário.

12. Desabilite todos os protocolos, exceto o TCP/IP.

13. Tenha um antivírus confiável e atualizado.



Fonte: Terra tecnologia

Netbook de plástico biodegradável custará US$ 200


A empresa espanhola iUnika está prestes a colocar no mercado europeu um netbook diferente. Em primeiro lugar, pelo preço: o Gyy custará cerca de US$ 200. Em segundo, pelo hardware: em vez de um processador Intel Atom, Via Nano ou compatível, ele traz uma CPU de 400 MHz com baixo consumo de energia e alto desempenho produzida pela chinesa Ingenic e baseada na arquitetura MIPS - a mesma usada nos processadores do PlayStation, PlayStation 2, PSP, Nintendo 64 e estações de trabalho da finada Silicon Graphics.


Em terceiro lugar está o aspecto ecológico da máquina. Ela é feita com plástico biodegradável que "desaparece" em pouco tempo quando jogado no meio-ambiente. Além disso, o design da tampa prevê a instalação de painéis solares, que podem gerar energia adicional para suplementar a bateria, que tem autonomia estimada em quatro horas.

Como dá pra imaginar pelo preço, a ficha técnica não impressiona muito. O Gyy terá 128 MB de RAM, 1 GB de memória Flash, três portas USB, Wi-Fi, interface de rede Ethernet 10/100 e uma tela LCD de 8 polegadas, com resolução de 800 x 600 pixels. O tamanho é de 23 x 16 cm, com peso de apenas 700 gramas. O sistema operacional é o Linux.

A empresa não diz quando o netbook chegará ao mercado, nem se há planos de exportá-las. Mais informações no site oficial da iUnika, www.iunika.com, em espanhol.

Fonte: Terra tecnologia

Blogger é o serviço de blog mais usado, afirma ComScore

O Brasil é o segundo maior usuário do Blogger, serviço de hospedagem de blog que pertence ao Google. Os dados são das ComScore, empresa americana de pesquisas.

As informações são referentes ao mês de maio e mostram um amplo domínio do Blogger quando o assunto é blog. Só nos EUA, foram 52 milhões de visitas. O segundo colocado, o Wordpress, tem 28 milhões.

Uma das causas apontadas para o sucesso do serviço é a facilidade de uso. Com ferramentas simples de publicação, o Blogger conquista mais o público americano. Entre os países que mais usam, os Estados Unidos estão em primeiro lugar.

O Blogger foi uma das aquisições do Google em seu processo de crescimento. O serviço foi comprado pela empresa de Mountain View em 2003. Seus criadores, Evan Williams e Biz Stone, hoje se ocupam de outro serviço de internet que faz muito sucesso: o Twitter, que teve, no último mês, 17,6 milhões de visitantes únicos apenas nos Estados Unidos.


Fonte: http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=4&id_conteudo=13685

Novo iPhone 3GS em Portugal em Julho


A Apple lançou ontem um novo modelo do seu “smartphone”, o iPhone 3G S, que estará disponível nas próximas semanas em Portugal. A empresa lançou ainda o novo software no iPhone, o iPhone OS 3.0 que vai estar disponível gratuitamente a 17 de Junho no sítio da Apple.


A Apple anunciou, ontem, a descida do preço do iPhone de 8 GB para 99 dólares nos EUA, metade do preço actual, bem como o lançamento de um modelo com maior capacidade o iPhone 3GS.

O iPhone 3G S, que tem o dobro da velocidade da versão actual, reforça a aposta no vídeo, com uma câmara de 3 megapixels. O aparelho conta ainda com as funcionalidades de controlo de voz, copiar, cortar e colar, bússola e a possibilidade de aceder a informação económica (bolsas e títulos de jornais sobre as acções consultadas).

A partir de dia 17 de Junho o novo software iPhone OS 3.0 estará disponível gratuitamente no sitio da Apple para actualizações e também poderá ser descarregado pelo iTunes.
O preço do iPhone 3GS em Portugal só será revelado aquando do seu lançamento no país, o que, segundo disse fonte oficial da empresa ao Negócios, ocorrerá “nas próximas semanas”. Nos EUA, a nova versão do iPhone 3G S com 16 GB vai custar 199 dólares, enquanto o de 32 GB terá um preço de 299 dólares.


O preço da versão actual de 8GB vai baixar para 99 dólares e o de 16GB de 299 dólares para 149 dólares nos EUA, mas ainda não há previsão de cortes nos preços do iPhone 3G em Portugal. Em Portugal o aparelho é comercializado pela Optimus e Vodafone.



Com mais de 40 milhões de aparelhos vendidos, a Apple conta com estas novidades aumentar as vendas de iPhones e combater a concorrência, que está também a lançar novos produtos.

Fonte: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=372240

Criadores do celular e do e-mail ganham prêmio

Raymond Samuel Tomlinson e Martin Cooper, respectivamente o "pai" do e-mail e o inventor do telefone celular, ganharam o prêmio Prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa Científica e Tecnológica.

Entre as 40 candidaturas de 21 países, os dois eram os favoritos ao prêmio mais do que merecido por terem criado dois itens que estão entre as maiores inovações tecnológicas contemporâneas.

A candidatura de Raymond Samuel Tomlinson e Martin Cooper foi proposta por Vinton Cerf, um dos pais da internet e ganhador do prêmio em 2002.

Martin Cooper e Raymond Samuel Tomlinson

Martin Cooper nasceu em 1928, inventou o primeiro telefone celular portátil em 1973 e também supervisionou todo o trabalho até que o primeiro aparelho chegasse ao mercado.

Raymond Samuel Tomlinson nasceu em 1941 e desenvolveu a primeira aplicação de e-mail em 1971. Ele conseguiu isso combinando os programas SNDMSG e CPYNET para enviar mensagens entre os computadores e escolheu o "@" (que conhecemos por aqui como arroba) para fazer a distinção entre os endereços locais e globais.

Os ganhadores do prêmio recebem quase R$ 140 mil e a reprodução de uma estatueta do artista Joan Miró.


Fonte: http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=300&id=35527

LG anuncia sua primeira TV 3D com 47 polegadas

47LH50, a primeira TV 3D da LG


A LG anunciou que está pronta para lançar sua primeira TV 3D, a 47LH50 LCD com 47 polegadas.

A 47LH50 será lançada inicialmente apenas no mercado coreano no mês de julho e a empresa estima que o mercado de TVs 3D deve passar das 30 milhões de unidades até 2012.

Nenhuma data oficial sobre o lançamento nos EUA ou na Europa foi divulgada.


Fonte: http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=300&id=35543

M17x: o notebook mais rápido do mundo


A Alienware iniciou nos EUA as vendas do notebook mais rápido do mercado: o M17x.

O M17x custa nos EUA a partir de US$ 1.800 (R$ 3.600). A sua versão topo-de-linha custa US$ 5 mil (R$ 10 mil), um valor muito alto até mesmo para o mercado americano, mas tem uma configuação impressionante:

- Processador Inte Core2 Extreme Quad QX9300 2.53GHz (12MB Cache e 1066MHz FSB)
- Placa de vídeo: duas NVIDIA GeForce GTX 280M interligadas com 2GB de memória RAM dedicada no total
- Tela de 17" WideUXGA com 1920x1200 pixels
- Memória RAM: 8GB Dual Channel DDR3 - 1333MHz
- Disco rígido: 1TB em RAID 0, com 7.200 RPM
- Drive: Leitor/Gravador dual-layer Blu-Ray, DVD-RW e CD-RW

A Alienware tornou-se uma subsidiária da DELL desde 2006, e é focada na produção de computadores e notebooks topo-de-linha.

Embora a Dell venda o seu modelo Precision M6400 Mobile Workstation com 16GB de memória RAM e processador QX9300, o M17x é muito mais rápido por utilizar placas de vídeo e disco rígido superiores.

Atualmente os produtos da Alienware são produzidos e montados nos Estados Unidos, mas há boatos que a produção será transferida para uma nova fábrica da DELL que será inaugurada na cidade de Lodz, na Polônia.

Fonte: http://www.baboo.com.br/msn08/content.asp?z=188&id=35536

Samsung anuncia 1º celular movido a energia solar


O celular, chamado Blue Earth, terá uma bateria que se carrega a partir de um painel solar incorporado na parte traseira do próprio aparelho, que gera energia suficiente para fazer ligações.

A segunda maior fabricante mundial de telefones celulares, a sul-coreana Samsung Electronics, produziu o primeiro aparelho do mundo equipado com um painel solar para recarga de bateria, informou hoje a agência local de notícias "Yon"


Fonte:http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3514544-EI4796,00-Samsung+anuncia+celular+movido+a+energia+solar.html

Asus keyboard é multimídia de verdade


Os computadores All-in-one você já conhece. São aqueles que só têm monitor, teclado e mouse, sem a torre. Mas que tal ir além e ter um computador no teclado?

É mais ou menos essa ideia do Asus Eee Keyboard. Com design parecido com o teclado da Apple, o teclado tem uma tela de 5 polegadas touchscreen e funciona como uma espécie de computador para conteúdo multimídia.

O modelo ainda é um protótipo, mas já foi demonstrado na CES de janeiro. As configurações são as seguintes: Intel Atom 1.6 GHz, 1 GB de RAM e 16 ou 32 GB de armazenamento SSD. Acredita-se que haverá conexão wireless HDMI.

O sistema operacional apresentado é o Moblin, de plataforma aberta e baseada em Linux, distribuído pela Intel. O precinho é que não anima: US$ 400. Não há data de lançamento oficial. Isso que é teclado multimídia!

Fonte: Msn tecnologia

Kingston lança pen drive de 128GB


A Kingston acaba de anunciar o primeiro pen drive com capacidade de 128 GB de armazenamento.

O dispostivo faz parte da linha Data Traveler 200, que possui outros dois representantes, também de alta capacidade - um de 32 GB e outro de 64 GB, vendidos a US$ 120 e US$ 213, respectivamente.

Produzido apenas sob encomenda, o que mais impressiona sobre o aparelhinho é o custo: aproximadamente US$ 546.

Fonte: Msn tecnologia

Cartões SD de 64GB disponíves em 2010



Já imaginou poder tirar 15.000 fotos com sua câmera digital e armazenar em apenas um cartão de memória, sem precisar apagar nenhuma? Pois a partir do ano que vem isso será possível.

O padrão SDXC (eXtended Capacity), aumentará drasticamente a capacidade de armazenamento dos cartões SD, que passará a ser de mais de 32GB até 2TB. Também a velocidade será vertiginosamente aumentada, passando a ser de até 300MB por segundo!

Kevin Schader, diretor de comunicações da SD Association anunciou que os primeiros cartões de memória da nova geração estarão disponíveis a partir de 2010. Os membros da SD Association receberam os detalhes da nova especificação em abril desse ano, e a partir de agora estarão dedicados ao desenvolvimento do produto. A princípio, serão comercializados apenas os modelos de 64GB e com velocidade de 52MB por segundo.

Não se tem ainda uma data específica para o lançamento do novo padrão SDXC, mas aguardamos ansiosamente essa novidade aqui no Brasil. Por enquanto seguem as especificações técnicas dos Formatos exTended Capacity, retiradas do site oficial.


Clique na imagem para ampliar



Fonte: http://www.engadget.com/2009/06/12/sdxc-set-to-blow-your-mind-next-year-with-64gb-capacity-out-of/

http://www.sdcard.org/developers/tech/sdxc

Confira 10 dicas para deixar o Windows mais rápido


1) Memória RAM = velocidade
O equipamento mais importante na hora de se ganhar velocidade é a memória. Quanto mais RAM, mais rápida será a máquina. Grande parte das dicas para deixar o PC mais veloz, giram em torno de como melhor utilizar a memória.

2) Não deixe abertos aplicativos que não usa
Vá em executar e digite "msconfig" e clique em OK. Vá na aba inicializar e desmarque os itens de inicialização que você não utiliza. Estes são os programas que o Windows executa ao inicializar o computador. Clique em OK e reinicialize a máquina. Muito cuidado para não desmarcar itens importantes: se não souber o que é, melhor deixar assim.

3) Desabilite opções de visualização
Abra o Painel de Controle e clique em Sistema. Abra a aba Avançado e dentro de Desempenho, clique no botão configurações. Na aba efeitos visuais, selecione a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho".

4) Arquivo de paginação
Quem tem bastante RAM (pelo menos 1 GB) pode desabilitar o arquivo de paginação que o Windows XP utiliza. Este arquivo é um auxiliar da memória, mas no HD. Como a RAM é muito mais rápida que o HD, a velocidade aumenta. Entretanto, se você tem o costume de abrir muitos programas ao mesmo tempo esta opção não é recomendada, já que em seguida a RAM lota.

5) RAM sem dll
Algumas vezes o Windows preserva arquivos de biblioteca (.dll) na memória até mesmo depois que o aplicativo foi encerrado. Isto é feito para que, caso o programa seja reaberto, não seja necessário recarregar a dll.

Para mudar isso, vá em executar e digite "regedit" e clique em OK. Encontre a pasta HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersion Explorer. Crie dentro dela uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL com valor 1. Feche o programa e reinicie a máquina.

6) Atualizar drivers
Mantenha os drivers de vídeo e da placa-mãe em dia. Muitas vezes os drivers contêm atualizações que fazem uma grande diferença.

7) Limpeza de disco
Faça pelo menos uma vez por mês uma limpeza de disco. Clique em Meu Computador, na área de trabalho. Clique com o botão direito sobre o ícone do seu HD principal e vá em "Propriedades". Ao lado do gráfico de capacidade, há um botão chamado "Limpeza de disco". Clique.

8) Atualize o Windows
Visite com freqüência o site de atualização do Windows. Baixe sempre todos as atualizações chamadas "críticas".

9) Limpe o computador
Pelo menos uma vez por ano, abra o o computador e com um ventilador expire pó e sujeira, além de conferir se os ventiladores estão funcionando de forma correta.

10) Antivirus
Antivirus é um tipo de programa que deixa o computador mais lento. Todas as informações que a máquina processa ou passam pela rede ele inspeciona, tornando tudo mais devagar. Ainda assim, é um programa fundamental para a proteção da máquina. A solução é escolher um produto que utilize pouca RAM. Consulte os sites de empresas de segurança (como, por exemplo, a McAfee - www.mcafee.com/br/default.asp) para ver o que seu PC precisa.


Atenção! Para quem não tem muita prática com o windows é bom criar um "ponto de restauração" para que garantir que o pc volte ao estado antes das mudanças.

Essas dicas serviram para mim e pode ser que possa ajudar você também, qualquer coisa é só deixar recado, se tiver a nossa altura a gente responde ;D.

Lei define destino de lixo tecnológico


SÃO PAULO – A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou ontem o Projeto de Lei 33/ 2008, que responsabiliza os fabricantes pelo destino final do lixo tecnológico.

De autoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), o PL obriga quem produz ou importa produtos eletroeletrônicos, como computadores e televisões, a reciclar ou reutilizar, ao menos parcialmente, o material descartado. Em caso de matérias que não podem ser reutilizados, a empresa fica responsável por neutralizá-lo. Aqueles que descumprirem a lei, poderão receber de advertência a multa diária de até R$ 14 mil.

O deputado Paulo Alexandre alega que em diversos países europeus já existem leis que regulamentam o tratamento do lixo tecnológico e informam os cidadãos sobre os riscos de contaminação. Nesses países, segundo o deputado, os fabricantes são obrigados a recolher os produtos descartados pelo consumidor. “Essa é uma tendência mundial que precisa ser adotada não só em São Paulo, mas em todo o país”, afirmou o deputado em nota oficial.

O Projeto de Lei é encaminhado agora para a sanção do governador José Serra, que deve aprová-la em até 30 dias.


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/negocios/fabricantes-serao-responsaveis-pelo-lixo-tec-10062009-10.shl

Como os notebooks ajudaram a Intel a vencer a AMD

Há apenas dois grandes competidores mundiais no mercado de processadores de alto desempenho: a Intel e a AMD.
Recentemente, a Intel tem apresentado diversos projetos com boas perspectivas, como o processador Quad-core, a já difundida plataforma Santa Rosa e a iminente Montevina, bem como iniciativas em redes WiMax, GPS e computadores de baixo custo. A AMD, por outro lado, anunciou ontem que seu projeto de chip Quadcores sofrerá ainda mais atrasos (o que não é surpresa, pois já se sabia que a AMD está atrasada na pesquisa da tecnologia de chips de 45nm), e, de quebra, saiu da lista das 10 maiores fabricantes mundiais de chips (lista encabeçada, evidentemente, pela Intel).
Isso se reflete não apenas nos resultados de testes comparativos, mas também nas ações das empresas. O gráfico abaixo compara ações da Intel (em azul) e da AMD (em vermelho) ao longo de 2007.






É uma pena. Não apenas porque a redução da concorrência tende a aumentar preços e diminuir o ritmo de inovações, mas também porque a luta Intel x AMD é um espelho, em parte, de outras lutas Davi x Golias, como Explorer x Netscape e Windows x Linux.

Vale a pena lembrar alguns detalhes dessa batalha.
Fundada em 1968, a Intel foi por quase vinte anos apenas mais um dos fabricantes de chips (principalmente memórias), competindo com gigantes como Motorola e Texas Instruments. O grande salto da Intel ocorreu em 1981, quando a IBM lançou despretensiosamente uma linha de computadores pessoais (ver essa breve História dos notebooks) e equipou-os com chips Intel 8088.
Logo, diversos fabricantes copiaram o projeto da IBM, mantendo o processador. A Intel lucrou, investiu em tecnologia e tornou-se a maior empresa fabricante de chips do mundo. Constantes investimentos levaram aos cada vez mais avançados chips 286, 386 e 486. Diversos empresas passaram a produzir chips clone, com desempenho inferior mas com o mesmo nome dos chips da Intel; entre esses clones, estavam marcas como a Cyrix, a Texas, a AMD e outras. Para evitar que os clones se aproveitassem de seu prestígio, a Intel batizou o então 586 de Pentium, e registrou comercialmente a marca.
Aí os clones começaram a definhar, e a Intel começou a repousar em seus louros. Supreendentemente, um dos clones, a AMD, mostrou-se mais resistente. A AMD foi fundada em 1969; como a Intel, viveu algum tempo produzindo memórias; por algum tempo, a AMD foi contratada pela Intel para produzir seus chips de forma terceirizada (o que gerou um dos diversos embates jurídicos entre as empresas).
A partir de meados da década de 90, a AMD investiu agressivamente em cérebros e tecnologia. Em 1996 ela lançou o K5, seu projeto próprio de Pentium (o K refere-se a kriptonita, único elemento que poderia enfraquecer o Super-Homem, referência à Intel). A AMD comprou a concorrente NexGen em 1996, e utilizou o novo conhecimento para lançar o K6 em 1997. A AMD conseguia acompanhar, com atrasos cada vez menores, os passos da Intel; e, ainda melhor, os testes de desempenho mostravam que os chips da AMD estavam cada vez mais próximos dos da Intel.
Até que, em 2003, a AMD superou a Intel. O AMD Athlon 64 foi o primeiro processador de 64 bits para uso comercial. Muitos comemoraram o que parecia o início do declínio da Intel. O gráfico abaixo mostra que, entre 2003 e o início de 2006, as ações da AMD tiveram um sucesso espetacular nas bolsas, subindo mais de 300%, enquanto a Intel manteve-se praticamente estável.

O que fez a AMD? Manteve-se humilde e focada em tecnologia? Não. Ela aumentou os preços dos chips, tornou-se mais inflexível nas negociações e, em vez de conquistar clientes com produtos melhores a preços menores, passou a enfrentar a Intel nos tribunais. Pior: quando a Intel anunciou que daria um passo atrás para otimizar e re-aproveitar a tecnologia do então obsoleto Pentium III, a AMD fez pouco caso e resolveu investir na compra da ATI, uma das líderes da tecnologia de chips de vídeo, que a AMD considerava estratégica.
O que a Intel percebeu, e a AMD não, foi que os notebooks tomariam muito do espaço dos desktops. Os consumidores não estavam querendo mais capacidade de processamento, apenas; o que os consumidores queriam era mais conectividade e mais mobilidade. A Intel redesenhou o Pentium III, e conseguiu um modelo que balanceia capacidade de processamento com baixo consumo, e esse é o modelo necessário para equipar os computadores móveis; foi desse modelo chamado Pentium M que resultou a plataforma Centrino, que equipa a maioria dos notebooks do mercado atualmente.
A AMD ainda é competitiva em chips para desktops, mas os lucros devem vir cada vez mais do mercado de notebooks; isso explica as perspectivas negativas para as ações da AMD. Se a AMD tivesse antevisto a rápida evolução da computação móvel, talvez hoje estivesse muito à frente da Intel.

AMD x INTEL A guerra dos chips



Se tem um mercado em que a concorrência só favorece o consumidor este é o de processadores de desktops e notebooks. Esta indústria, que convive diariamente com uma disputa acirrada entre duas empresas: AMD e Intel.

Observa-se que os processadores chegaram ao limite do aumento de velocidade pra processadores de um único núcleo e agora as fabricantes investem em processadores com mais de um núcleo.


A "Guerra dos chips" ficou ainda mais empolgante a partir do segundo semestre deste ano, quando a Intel decretou a morte do Pentium e partiu para o lançamento de vários produtos de alta performance e baixo consumo de energia, com núcleos duplos de processamento, batendo de frente com a AMD, que já vinha apostando no segmento nos últimos dois anos.


O primeiro Pentium, lançado pela companhia há treze anos, foi decretado ultrapassado e, em seu lugar, a Intel passou a investir em processadores até 40% mais rápidos. Os novos Intel Core 2 Duo e Intel Core 2 Extreme foram lançados com a intenção de desbancar a principal concorrente, a AMD, principalmente por conta do uso de circuitos de 65 nanômetros.

O processador para computadores de mesa, os desktops, vêm com 291 milhões de transistores e consome 40% menos energia e apresenta desempenho 40% maior em comparação com o Pentium D, outro lançamento relativamente recente da Intel.

Ainda em setembro, mais de 17 fabricantes passaram a adotar os novos chips em seus equipamentos, dando a entender que a adoção pelo mercado deverá ser mais rápida do que o previsto. Se antes a indústria de software corria na frente da de hardware, agora, com os novos chips tanto da Intel quanto da AMD, o hardware está pelo menos seis meses à frente, por exemplo, que o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista.


E para quem pensava que a Intel ia parar por aqui, a empresa, surpreendente, anunciou, que já está desenvolvendo chips com núcleos múltiplos, cuja velocidade é infinitamente superior e supera todas as expectativas. Enquanto isso, a AMD não só continua investindo pesado nos chips com núcleo duplo como já anunciou que, deve colocar no mercado novos processadores com núcleo quádruplo (quadri core), com capacidade de processamento e suporte à tecnologia de 64 bits - em substituição à de 32 bits -, já de acordo com o Windows Vista, que vai dar suporte aos 64 bits.


Trata-se de uma mistura de inovações que promoveram uma revolução nunca antes vista no mercado de processamento tanto para desktops quanto para notebooks. Maior processamento significa não só mais velocidade no acesso aos aplicativos (e capacidade maior de abrir vários ao mesmo tempo, sem perda de desempenho) como menor consumo de energia, busca atual de todas as fabricantes. A única falha da AMD seria, de acordo com especialistas, a insistência da empresa em investir na arquitetura de 90 nanômetros - contra os 65 nanômetros da Intel.


Em termos leigos, vale dizer que isso significa que a Intel, hoje, é capaz de colocar, em um espaço menor de chip, muito mais velocidade, que é sentida pelo usuário lá na ponta, na hora de rodar seus aplicativos pesados. Num ponto ambas as concorrentes concordam. Chegou a hora de investir em produtos capazes de consumir menos energia, que seja mais silencioso e que, muito mais que isso, não seja vendido apenas como um processador, e sim como parte integrante de uma suíte de hardware, que incorpore todos os elementos ligados à placa-mãe, propiciando maior integração.



O que dá para perceber, em todo esse movimento, é que a guerra do "clock" ficou para trás. Tanto AMD quanto Intel nem gostam mais de falar em processadores com mais megahertz, e sim em processadores integrados a um conjunto de hardware que propicia maior processamento e desempenho para a nova era digital, em que para o usuário doméstico não interessa o que tem dentro da máquina, e sim o uso que ele pode fazer daquilo tudo - assistir a vários vídeos ao mesmo tempo, abrir aplicações multimídia sem perda de desempenho e, acima de tudo, que ele fique tranqüilo que, ao adquirir um produto, ele tenha a certeza de que este não ficará obsoleto rapidamente.

Fonte:http://filosofiaetecnologia.blogspot.com/2009/04/amd-x-intel-guerra-dos-chips.html

Pen drive especial...


Bem legal esse pendrive-cerveja customizado pela CNK - Custom. A capacidade varia de 128 MB a 8 GB, e os preços de USS8.84 a USS40 dolares. Não deve demorar para que alguma agência por conta de alguma cervejaria lance esses brindes por aqui também. =)

Intel quer que baterias de netbooks com chip Atom durem o dia todo

"Desenvolvimento da plataforma Atom, para netbooks, de maneira que reduza o consumo de energia pelo PC é um dos alvos da Intel".

A capacidade de usar um netbook o dia todo com uma única carga na bateria é um dos objetivos que a Intel mira com o desenvolvimento de sua plataforma Atom.

"Estamos tentando reduzir a energia, ter discos mais inteligentes e sistemas mais leves para aumentar a vida útil da bateria", disse o líder da divisão de plataformas móveis da Intel, Mooly Eden, durante o evento Computex, em Taiwan, nesta quarta-feira (03/06).

"A ideia é entregar um produto que durará todo o dia. O usuário poderá sair com seu netbook sem precisar levar o fonte para carregar a bateria", completou.

A maioria dos netbooks oferecem entre três e cinco horas de duração em baterias de três células e aproximadamente o dobro em baterias de seis células. Mas baterias com maior vida útil são mais pesadas e maiores - o efeito oposto ao buscado por quem comrpa um netbook.

"Precisaremos mais que uma bateria de três células ou algum tipo de bateria que não seja necessariamente de célula, ou ainda esperar até que químicos e físicos melhorem as atuais baterias para obter uma maior densidade de energia”, disse Eden.

Densidade de energia é uma medida da quantidade de energia que pode ser acumulada em uma bateria em relação ao seu volume. Aumentar a densidade resultaria num aumento de energia na bateria, sem que ela aumentasse o tamanho.

A vida útil de uma bateria pode ser extendida ao reduzir a quantidade de energia consumida pelos componentes de um PC. A Intel vem desenvolvendo sucessivas versões do Atom- seu processador de baixo-consumo voltado a netbooks - que consumam menos energia. Além disso, os chips “Pine Tail”, recém-lançados pela companhia, consolidam a plataforma Atom, que antes usava três chips, para apenas dois chips, o que ajudará a reduzir o consumo de energia.


http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2009/06/03/intel-quer-que-baterias-de-netbooks-com-chip-atom-durem-o-dia-todo/

 
©2009 Infohardware - Ctrl+D e adicione aos seus favoritos! | by TNB
BlogBlogs.Com.Br