Bem vindo(a):

"Ninguém nasceu com a sabedoria, por isto estamos aqui, para compartilharmos e aprendermos coisas novas!" Obrigado pela visita,Volte sempre!

Fique por dentro da tecnologia SSD


Os discos sempre estiveram presentes na informática como principal forma de armazenamento de dados. No inicio os discos ocupavam grandes espaços físicos havendo relatos de HD’s com tamanho de uma mesa de jantar e com capacidades de não mais que 10 Megabytes valores quase que insignificantes para os dias atuais. Mesmo assim os discos rígidos eram extremamente importantes para a existência dos computadores. Com o passar do tempo o HD sofreu muitas modificações tecnológicas que ampliaram sua capacidade de armazenamento.


Atualmente o HD é o dispositivo de armazenamento mais eficiente quando se trata de capacidade de armazenamento de dados, mas há algum tempo essa “vantagem” tornou-se inexpressiva para alguns frente a outras prioridades como baixo consumo de energia e resistência a choques mecânicos.

Embora as taxas de transferência (na maioria dos modelos) seja comparável à de um HD modesto, os SSDs oferecem tempos de acesso extremamente baixos, o que melhora o desempenho consideravelmente em uma grande gama de aplicativos e reduz bastante o tempo de boot. Os SSDs oferecem a vantagem de consumirem muito menos eletricidade, serem mais resistentes mecanicamente (por não possuírem partes móveis), além de serem completamente silenciosos.


Com a maior popularização de notebooks os HDs se tornaram um empecilho na mobilidade desses aparelhos, já que a principal vantagem deles é justamente o fator mobilidade, uma vez que um HD requer uma serie de cuidados para que não sofra nenhuma espécie de dano físico ou também seja um fator de gasto excessivo de energia, aliam-se a isso o fato de HD’s ser um grande emissor de ruídos sonoros o que não é interessante para um usuário que esteja em determinados recintos.

Para suprir as novas prioridades de armazenamento surgiu a pouco tempo o SSD "Solid State Disk", há mais nova tecnologia de armazenamento que promete substituir o HD

O SSD pode ser descrito genericamente como algumas dezenas de chips de memória flash (aquela encontrada em pen-drives e Ipods) agrupadas de forma que se tornem um só dispositivo. Assim os discos que são a base de armazenamento do HD no SSD são os chips que são responsáveis pelo armazenamento dos dados.


O SSD apresenta grandes vantagens de desempenho com relação ao HD, mas as taxas de transferências continuam as mesmas, o que faz o SSD ser superior ao HD em desempenho é o fato do SSD apresentar um tempo de acesso baixo apresentando assim um desempenho considerável em alguns aplicativos e principalmente na inicialização do sistema operacional.


Não há perspectivas de quando o HD será definitivamente substituído pelo SSD, na verdade nem há previsões concretas de que o HD será realmente substituído e muito menos da tecnologia que ira sucede-lo, pois o Disco Rígido ainda uma boa alternativa para uma grande parcela de usuários principalmente aqueles que utilizam o Desktop sendo muito improvável um desses usuários lançarem mão de uma maior capacidade de armazenamento para obterem maior comodidade por maior que seja, há ainda o fator preço que e relativamente alto em tecnologias atuais.


Fontes: Guiadohardware.net
http://www.clickinfor.com.br/

6 comentários:

Hebiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TFraga disse...

Entretanto, com relação a espaço de armazenamento, os SSD's ainda estão aquém das minhas necessidades. =)
Mas sempre é bom ter novas tecnologias que economizem energia. Os notebooks agradecem. =D

UnluckyMan disse...

Aí o SSD será sim uma solução muito boa, porém fiz umas pesquisas a um tempo atrás, e ele não era viável pelo menos até agora(pra mim e para alguns).

Motivos:

1-Em alguns casos o SSD teve um pequeno ganho de velocidade em relação ao SATA ou até mesmo chegou a ser menos veloz.

2-O preço de um SSD está elevado em relação ao SATA, ainda mais não demonstrando(em alguns testes) o desempenho tão alto esperado.

3-Em temperatura e consumo de energia não ouvi nenhum contra. Mas entre comprar um produto que não tem de certa forma a "garantia" de crescimento de desempenho não é pra mim muito viável.

4-O preço dele está muito elevado em relação ao SATA e não tem demonstrado tanta diferença assim(desempenho). Por isso considero que ele não é um bom custo benefício, pois seus "GB" são bem mais caros que os de um SATA, sem ter grandes diferenças de desempenho.

Foi por esses motivos que não estou muito animado (por enquanto) com os SSD, sei que num futuro próximo ele será de grande utilidade sem contar que seu custo benefício que será melhor.
Alguns podem não concordar, porém pra mim não é um bom custo benefício.

Thiago Emanuel disse...

uhum concordo com voce hugo, mas tudo que é novo geralmente custa caro, nao pelo custo de produção mas sim porque as empresas usam o "consumismo " do consumidor para faturar bem no inicio das vendas...

vlwz a participação! XD

Matheus disse...

Eu concordo com a Hebiane, em alguns anos não vamos mais lembrar dos HD's como são hoje. O Hugo salientou algo muito interessante em relação a custo/beneficio mas lembrando que novas tecnologias tendem a melhorar. Com produção em massa, os preços sempre caem (a exemplo das memórias DDR 2 e 3, que custam, a cada dia, menos). Thiago, creio que a questão de preço alto de novas tecnologias não se apliquem ao consumismo. É questão da detenção desta tecnologia por poucas empresas (falta de concorrência).

Thiago Emanuel disse...

hum...em certa parte voce tem razão Matheus , mas o que voce tem a dizer sobre o "Boom" da venda de DVDs? lembro que em 2006 quando a gente comprou o daqui de casa ele custou R$350,00 e nessa época ele ja tava ficando mais barato... hoje em dia vemos DVDs de R$80,00 ... e acredito que o numero de fabricantes nao deve ter alterado tanto...

Postar um comentário

Obrigado por participar do nosso blog!

 
©2009 Infohardware - Ctrl+D e adicione aos seus favoritos! | by TNB
BlogBlogs.Com.Br